O objetivo principal desta cirurgia é dar á paciente uma aparência mais jovem, sem no entanto deixar transparecer que uma cirurgia tenha sido feita. O conceito de cirurgia facial moderna preconiza o tratamento de tecidos profundos evitando que a face fique com aparência repuxada.
Além disso, utilizamos procedimentos conjugados, como dermoabrasão, peelings profundos, toxina botulínica (Botox®) entre outros, os quais melhoram a qualidade da pele e atenuam as rugas. Se indicados, associamos também a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) e lipoaspiração do pescoço. Todos estes recursos nos permitem obter rejuvenescimento facial duradouro e mais natural.
Pré Operatório:
Nos 30 dias que antecedem a cirurgia, não se deve tomar aspirina ou comprimidos contendo ácido acetil salicílico, medicamentos homeopáticos ou naturais e vitaminas, remédios emagrecedores ou quaisquer outros exceto se por ordem médica. Comunique seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja fazendo uso. O fumo deve ser suspenso por 30 dias antes e pós o procedimento.
Se o paciente tiver cabelos tingidos, é recomendável tingi-los uma semana antes da cirurgia ou três semanas após a mesma.Os cabelos devem ser lavados na véspera da cirurgia, principalmente na região próxima ás orelhas. Fixadores, géis e outros produtos não deverão ser usados após a lavagem.
É aconselhável que se durma de costas por trinta dias.
No dia da internação, não usar maquiagem e levar óculos escuros para a clínica, que serão utilizados na volta para casa.
Procedimento Cirúrgico:
As incisões são realizadas contornando orelhas, região frontal, podendo estender- se para outras regiões a depender da necessidade de cada caso. A pele é descolada e é feito o tratamento dos tecidos profundos, reforçando- os e trazendo-os para a posição correta. O excesso de pele é retirado, podem ser deixados drenos que serão retirados conforme a necessidade.
É comum associarmos cirurgia em pálpebras e lipoaspiração na região do pescoço.
Pós Operatório:
A ocorrência de dor é rara, mas se houver, analgésicos comuns resolvem o problema.
O tempo de internação pode variar de 12 a 24 h. Quando em repouso, a cabeça deverá permanecer ligeiramente elevada. Após 24 h, o paciente deve ficar mais sentado que deitado, o que favorece a redução do edema (inchaço) pós cirúrgico.
Curativos compressivos são colocados e deixados por 2 a 3 dias. Um dreno deixado atrás da orelha será retirado em 2 a 3 dias. Os cabelos só serão lavados após a retirada dos curativos.
Hematomas são comuns e desaparecem progressivamente, assim como sensação de repuxamento ou insensibilidades na face e pescoço.
Pode haver prurido (coceira) ou ardor na região dos pontos, que serão retirados em cerca de 6 a 10 dias. Após, massagens podem ser feitas com os cremes recomendados pelo médico.
O uso de cosméticos só será permitido após a retirada dos pontos ou cicatrização da pele submetida a peelings profundos. A exposição ao sol será permitida após 30 dias, mas moderada e com protetor solar.
Os drenos, se utilizados, devem ser esvaziados e seu conteúdo anotado antes de ser desprezado. Nunca lave o dreno por dentro.