Rinoplastia

Busca o equilibro estético do rosto, sem deixar de lado o aspecto funcional do nariz.
Não haverá nenhum benefício em um nariz bonito se não houver harmonia com o resto do rosto ou não funcionar adequadamente.
É na avaliação médica onde é planejada a cirurgia, visando os desejos do paciente, porém respeitando- se sempre o seu tipo de rosto, e as necessidades de correção funcional.
É sempre alertado que a cirurgia visa uma melhora, não a perfeição.
As técnicas utilizadas são variadas, podendo- se utilizar enxertos, raspagens, ressecções, entre outros.
Para tanto, é feito um estudo minucioso do paciente, sendo determinado, de comum acordo entre o paciente e o cirurgião, a melhor técnica a ser utilizada.

Pré Operatório:

Nos 30 dias que antecedem a cirurgia, não se deve tomar aspirina ou comprimidos contendo ácido acetil salicílico, medicamentos homeopáticos ou naturais e vitaminas, remédios emagrecedores ou quaisquer outros exceto se por ordem médica. Comunique seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja fazendo uso. O fumo deve ser suspenso por 30 dias antes e pós o procedimento. Avise o médico sobre qualquer medicamento em uso e doenças das quais seja portador, também caso seja fumante.
Alguns medicamentos são suspensos no dia da cirurgia, outros não devem ter seu uso descontinuado,também com a ciência de seu médico.
No dia da cirurgia deve- se fazer uma higiene cuidadosa em cabelos, rosto e parte interna do nariz. Neste dia não ingira bebidas alcoólicas e prefira alimentos leves.

Procedimento Cirúrgico:

Cada nariz exige uma técnica diferente. Primeiramente são feitas correções funcionais, como correção de desvio de septo e cornetos, só após serão feitas os procedimentos estéticos.
O tratamento pode incluir remoção da saliência óssea do dorso nasal, afinamento e levantamento da ponta e estreitamento lateral., entre outros.
Na maior parte das cirurgias as incisões são realizadas dentro das narinas, porém algumas técnicas deixam cicatrizes externas.
A anestesia poderá ser geral ou local, a depender do tipo de tratamento a ser realizado.

Pós Operatório:

Geralmente é colocado tampão nasal e removido em 24 a 72 h. O curativo gessado poderá permanecer até 7 dias. É aconselhável dormir de costas ou de lado nos primeiros 30 dias após a cirurgia. A cabeça deverá permanecer em posição mais elevada. O uso de compressas geladas ajuda a diminuir o edema (inchaço).
Após as primeiras 24 h o paciente deve permanecer mais sentado que deitado, para facilitar a circulação sangüínea.
Nas primeiras semanas após a cirurgia devem ser evitadas atividades que aumentem a pressão sangüínea (como esportes) evitar sol por 6 meses. Esforços são proibidos por 30 dias. Iniciar exercícios físicos somente após 60 dias.
Após 72 h é permitida maquiagem para disfarçar manchas roxas, que desaparecem dentro de no máximo 15 dias.
O nariz pode permanecer inchado por algum tempo, gradualmente este cede até deixar o resultado definitivo. O resultado final só ocorrerá após um ano quando o inchaço já desapareceu por completo e todas as estruturas estão devidamente cicatrizadas.