Embora não haja prejuízo para a função da orelha, a "orelha em abano" gera constrangimentos para homens e mulheres desde a infância, podendo ser corrigida com uma cirurgia de recuperação rápida e bastante eficaz. Pode ser realizada a paritr dos 7 anos de idade, quando o desenvolvimento da orelha está quase completo.
É sempre alertado que a cirurgia visa uma melhora, não a perfeição.
Há diversas variações na anatomia da orelhas e as técnicas utilizadas também são muitas, podendo- se realizar raspagens, ressecções, entre outros. Portanto, é feito um estudo minucioso do paciente, sendo determinado, de comum acordo entre o paciente e o cirurgião, a melhor técnica a ser utilizada.
Pré Operatório:
Nos 30 dias que antecedem a cirurgia, não se deve tomar aspirina ou comprimidos contendo ácido acetil salicílico, medicamentos homeopáticos ou naturais e vitaminas, remédios emagrecedores ou quaisquer outros exceto se por ordem médica. Comunique seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja fazendo uso. O fumo deve ser suspenso por 30 dias antes e pós o procedimento. Avise o médico sobre qualquer medicamento em uso e doenças das quais seja portador, também caso seja fumante.
Alguns medicamentos são suspensos no dia da cirurgia, outros não devem ter seu uso descontinuado,também com a ciência de seu médico.No dia da cirurgia deve- se fazer uma higiene cuidadosa em cabelos, rosto e orelhas. Na véspera não ingira bebidas alcoólicas e prefira alimentos leves.
Pós Operatório:
Geralmente o capacete é colocado tampão nasal e removido em 24 a 72h.
Não remova o curativo, nem tão pouco o molhe. Caso sinta que o curativo está muito apertado e incomodando, entre em contato. É aconselhável dormir de costas ou de lado nos primeiros 30 dias após a cirurgia. A cabeça deverá permanecer em posição mais elevada.. Uma faixa elástica ou gorros deverão ser usados por cerca de 3 semanas. Para dormir, coloque uma meia calça com um orifício para a face antes de dormir. Ela evitará que ao se virar você dobre as arelhas, comprometendo o resultado cirúrgico. Use a meia por 30 dias.
Evite por 1 mes ambientes muito povoados onde as pessoas ou bolas podem esbarrar em você.
As orelhas podem permanecer inchado por algum tempo, gradualmente este cede até deixar o resultado definitivo.
O resultado final só ocorrerá após um ano quando o inchaço já desapareceu por completo e todas as estruturas estão devidamente cicatrizadas.
Evite sol e calor por dois meses.