Lipoaspiração

Também conhecida como lipoplastia, a lipoaspiração visa diminuir os depósitos de gordura e remodelar áreas específicas do contorno corporal. Como resultado final obtem-se um equilíbrio e harmonia proporcionais ao biótipo de contorno do paciente.

A lipo e sua aparência

Apesar de boa saúde e um nível razoável de atividade física, algumas pessoas ainda apresentam um corpo com contornos desproporcionais, devido a depósitos de gordura localizada. Esses acúmulos de gordura podem estar ligados a características familiares e não a falta de controle de peso e/ou atividade física.

Confira as áreas do corpo onde as técnicas de lipoaspiração podem ser utilizadas:
* Coxas
* Quadril e nádegas
* Barriga e cintura
* Dermolipectomia do braço
* Costas
* Face medial do joelho
* Área peitoral
* Bochechas, queixo e pescoço

Na maioria dos casos, a lipo é realizada isoladamente, mas pode ser associada a outros procedimentos como o lifting, a mama ou mesmo a abdominoplastia.
A lipoaspiração não é um tratamento para obesidade ou um substituto para uma boa dieta e exercícios. Também não é um tratamento eficaz para a celulite e para pele flácida, que normalmente aparecem nas coxas, nádegas, quadril ou em alguma outra parte do corpo.

Pré Operatório:

Dietas drásticas e á base de medicamentos tomados por conta própria podem prejudicar a saúde e levar ao "efeito sanfona", que leva a formação de estrias e flacidez os quais permancem após a lipoaspiração. Também podem causar complicações cirúrgicas graves.
Suspenda por 30 dias o uso de fórmulas e chás emagrecedores, homeopatias e medicações incluindo as naturais, exceto se por ordem médica. Proibidos também ácido acetil salicílico, antigripais. Avise seu médico sobre quaisquer substâncias utilizadas.

A lipoaspiração passo a passo

Passo 1 – Anestesia
Durante o procedimento cirúrgico medicamentos são administrados para o seu conforto. As opções incluem anestesia local, local com sedação, blo-queios raquidianos e anestesia geral. Será recomendada a melhor opção para você durante a consulta.

Passo 2 - As Incisões
A lipo é realizada através de pequenas e imperceptíveis incisões. Primei-ro, uma solução líquida a base de soro fisiológico e adrenalina é injetada para reduzir o sangramento e traumas adjacentes. Em seguida, um fino tubo oco, ou cânula, é inserido através da incisão para desprender o excesso de gordura através de um movimento controlado para frente e para trás.
A gordura é desalojada e aspirada para fora do corpo utilizando-se um aspirador cirúrgico ou seringa anexa à cânula.

Pós-operatório

É uma etapa muito importante para o bom resultado de sua cirurgia, é a sua contribuição. Lembre-se do que foi conversado na sua consulta, que os resultados em cirurgia plástica não são imediatos e exatos como gostaríamos. Irregularidades podem permanecer por alguns meses e a dreangem linfática além de contribuir para esta melhora, também proporciona alívio, sendo parte integrante do pós operatório.
Dieta leve e balanceada é recomendada. Ganhos de peso e medidas após o procedimento sinalizam a necessidade de reformulação da dieta.
A cinta elástica deve ser usada por 60 dias e só retirada durante o banho.
Permaneça sem fazer exercícios físicos ou esforços por 30 dias, não há necessidade de ficar deitado(a).

Os Resultados

Assim que o edema e as equimoses pós-cirúrgicas desaparecerem, a melhora do contorno corporal será evidente. Com a prática de hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular, a manutenção do contor-no corporal deverá ser permanente. A grande maioria dos pacientes ficam satisfeitos após o tratamento.