Abdominoplastia

Com o passar dos anos, gravidezes e variação de peso, pode haver acumulo de gordura e flacidez na região do abdome. Um abdômen enxuto e tonificado é algo que muitos de nós lutamos para conquistar, através de controle de peso e exercícios físicos. Às vezes esses métodos, no entanto, não são suficientes para atingir os nossos objetivos.
A abdominoplastia trata-se de procedimento cirúrgico onde são reposicionados e ressecados tecidos em excesso no abdome para uma melhor harmonização do corpo. Na maioria dos casos, associamos á lipoaspiração, com uma técnica mais moderna chamada Lipoabdominoplastia, que contribui para um contorno corporal mais agradável, permitindo uma eliminação muito maior de pele com mais segurança.
A musculatura é também reforçada, melhorando a flacidez do abdome.
Não tem resultados permanentes, como qualquer outra cirurgia. Portanto é aconselhável que se adote uma dieta balanceada e exercícios físicos sejam praticados regularmente. Temos uma equipe para lhe dar toda a assistência necessária. Também conhecida como abdominoplastia, a plástica do abdômen remo-ve excesso de gordura e pele, e na maioria dos casos restaura músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e firme.
Anestesia: em geral peri dural ou raqui, mas as opções são individualizadas e na consulta com nosso anestesista será planejado o melhor para o seu caso.
Incisões: A abdominoplastia requer uma incisão horizontal entre a virilha e o umbigo. A forma e tamanho da incisão serão determinados pelo grau de correção necessário. Através desta incisão, músculos abdominais enfraquecidos são reparados e suturados e o excesso de gordura, pele e tecido é removido. Uma segunda incisão ao redor do umbigo pode ser necessária para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen. Suturas ou adesivos cutâneos são utilizados para fechar as incisões.

Pré Operatório

Nos 30 dias que antecedem a cirurgia, não se deve tomar aspirina ou comprimidos contendo ácido acetil salicílico, medicamentos homeopáticos ou naturais e vitaminas, remédios emagrecedores ou quaisquer outros exceto se por ordem médica. Comunique seu médico sobre quaisquer medicamentos que esteja fazendo uso. O fumo deve ser suspenso por 30 dias antes e após o procedimento.
Tomar banho no dia da cirurgia e preferencialmente lavar os cabelos. Leve ao hospital no dia todos os seus exames.
Deixe em casa brincos, anéis e objetos de metal, que serão removidos antes da cirurgia.
O jejum a ser cumprido é de 12 h.
Leve a cinta operatória, a mesma deve ser experimentada antes e estar confortável.

Pós-operatório

É uma etapa muito importante para o bom resultado de sua cirurgia, é a sua contribuição. Lembre-se do que foi conversado na sua consulta, que os resultados em Cirurgia Plástica não são imediatos e exatos como gostaríamos. O seu corpo precisa de um tempo para se "refazer", A cicatriz inicialmente é muito visível e passará por diversas fases até estar pronta, sendo que os cuidados no pré e pós operatório terão uma grande influência no resultado final.

  • Dieta leve. Comer em excesso significa ganhar peso e comprometimento sério dos resultados.
  • Não realizar movimentos bruscos ou esforços físicos por 30 dias.
  • Mantenha-se encurvado (a) por 15 dias, depois deste período, recupere a postura natural aos poucos. Não é necessário ficar deitada, pode-se caminhar por distâncias curtas desde que não haja desnívies (subida, descida ou escadas).
  • É proibido, sob qualquer circunstância, levantar ou arrastar coisas pesadas, mesmo a sua bolsa. Lembre-se que um esforço físico pode comprometer todo o resultado O cuidado com a cicatrizes começa no pós-operatório imediato. Os pacientes são os maiores colaboradores.
  • Dirigir e subir escadas somente após 30 dias. Academia somente após 60 dias.
  • Não é permitido deitar de lado ou de bruços por no mínimo 2 meses.
  • Não abrir o curativo salvo se por orientação médica.
  • Evite se expor ao sol ou calor por no mínimo 3 meses; os efeitos sobre a cicatriz não são nada agradáveis. Após esse período, é obrigatório o uso de protetor solar com fator de proteção a partir de 30, mesmo que a cicatriz esteja sob a roupa de banho.
  • O uso de cinta elástica é uma obrigação por 2 meses, tem função de modelar o corpo, aliviar o peso sobre a cicatriz, dar conforto e segurança. Tenha sempre uma peça de reserva. Use-o até para dormir.
  • É aconselhável dormir de costas nos primeiros 60 dias.
  • Use a medicação conforme a orientação médica.
  • certifique-se de que entendeu como manejar o dreno, que será deixado por tempo variável no pós operatório.
  • Curativos: poderá tomar banho no pós operatório, tendo o cuidado de não retirar o micropore aderido as cicatrizes. Todas as gazes deverão ser trocadas diariamente.
  • Drenagens linfáticas devem ser iniciadas após 7 dias